16 junho

Receita para espantar o frio

Comentários

Até hoje adoro canjica por conta das tardes de frio da infância. Sempre aparecia uma mãe ou avó com uma xícara de canjica fumegante para esquentar a programação da Sessão da Tarde. Canjica tem jeito de mingau, não muito doce, incrementado com leite condensado e canela em pó. Gostinho de frio, de festa junina e de cafuné inesperado. A minha canjica é das mais fáceis de fazer. Perfeita para começar o dia, antes do pão na chapa e do café preto de todo dia.

Como fazer

1. Coloque de molho 1 e 1/2 xícara (chá) de milho para canjica de um dia para o outro.
2. No dia seguinte, dispense a água e coloque a canjica em uma panela de pressão com 3 litros de água fria. Cozinhe durante duas horas. Depois que a panela estiver fria e pronta para ser aberta, adicione à canjica cozida 1 lata de leite condensado + a mesma medida de leite (se for integral fica ainda melhor).
3. Deixe ferver, mexendo sempre, por mais cinco minutos. Sirva quentinha com canela em pó salpicada por cima. Guarde o restante na geladeira e não se preocupe se ela endurecer. Quando você esquentar de novo, ela volta a ter consistência de mingau.

P.S. Esta receita também fica muito boa se você adicionar à canjica amendoins torrados e sem sal triturados grosseiramente.

comentários