04 agosto

O que tem para o café da manhã?

Comentários

O que você quiser, meu bem! Esses dias estava pensando… Por que raios congelamos almoços e jantares e nos esquecemos do café da manhã? Pense em quantas tortas, assados e carnes loucas você já colocou no freezer em nome de refeições caprichadas na correria da semana. E o café da manhã? Congela-se um pãozinho aqui, um bolinho ali, mas nada muito especial. Pois proponho uma mudança de hábito em honra de um começo de dia mais digno!

Esta semana encontrei na estante um dos meus livros favoritos de uma coleção da Cordon Bleu comprada há séculos. O livreto é repleto de receitas fabulosas para começar o dia como uma rainha. Muitas delas possíveis de "adiantar" em uma manhã inspirada de sábado. Ovos mexidos com salmão defumado em plena segunda-feira? É possível se você mantiver o hábito de ter ingredientes-curinga no freezer. Nesse caso, o salmão defumado. Ovos mexidos podem ser prepados em poucos minutos. Incrementados com uma colher de creme de leite e algumas fatias de salmão viram um desjejum de hotel sem muito esforço.

Iogurte feito em casa? Delícia feita em poucos minutos de véspera.

Outra dica é congelar panquecas prontas. Uma receita que eu adoro é dos blinis russos, nada mais do que panquecas muito macias feitas com fécula de batata. Existem mil receitas na rede e nos livros. Eleja sua favorita, prepare, embale cada uma delas em filme plástico e leve para o freezer. Quando der vontade de um café com uma torre de panquecas fumegantes, basta aquecer os discos de massa e incrementar a receita com geleias ou compotas de frutas ou (minha receita favorita!) rodelas de banana, mel e castanhas picadinhas.

E ainda manter na despensa um pote sempre cheio de granola caseira.

Ao longo dos próximos dias, prometo mais sugestões de receitas boas para congelar e garantir um início de dia um pouco mais glamoroso. Merecemos, certo?

comentários