21 julho

Dica de sobrevivência doméstica

Comentários

Acabo de resgatar da minha estante de preciosidades domésticas um livro que há anos não folheava. O volume foi presente de uma amiga querida, a Cris, que fez o projeto gráfico do "Almanaque das Festas Instantâneas" (aliás, saudades Cris, vamos nos ver logo?). E é recheado de dicas do lar típicas de avós e mães prendadas. Pois resolvi pinçar algumas pra vocês. O livro é o "Secrets of Good Housekeeping" e as minhas dicas favoritas de hoje são estas sobre limões.

Anote para repetir em casa:

1. Suco de limão é ótimo para adicionar sabor à agua que bebemos. Para isso, bastar cortar gomos e colocá-los na jarra de água antes de levá-la a mesa ou de guardá-la na geladeira.
2. Se você combinar sal e um pouco de suco de limão, ganha na hora um excelente pó abrasivo (praticamente um sapólio radium "eco") para limpar panelas. Nota desta que vos escreve: a Elza, que trabalha aqui em casa, costuma colocar minhas panelinhas de alumínio no fogo com água e rodelas de limão dentro – ficam lindas e sem aquelas marcas escuras horrorosas. Mas atenção ao tipo de panela! Algumas não podem ser lavadas com abrasivos de nenhum tipo (as revestidas com teflon, por exemplo).
3. Metade de um limão ajuda a remover manchas de chaleiras e também de suas tampas – que costumam ficar amareladas por conta do chá.

comentários